Em geral, coceira, prurido, comichão nos olhos, é sinal de ALERGIA. ?? importante diferenciar coceira de ardência, dor, vermelhidão, inchaço, ou sensação de peso nos olhos, entre outros sintomas, para auxiliar seu oftalmologista no raciocínio diagnóstico de sua alteração ocular.
A alergia ocular nunca vem isolada, em geral ela se acompanha por outras manifestações alérgicas no organismo, como rinites ou alergias de pele. Sempre é importante relatar ao seu médico episódios anteriores de asma, bronquite, espirros, coceiras na pele e indigestões com certos alimentos, alem de problemas com picadas de insetos.
A alergia ocular pode ser isolada ou combinada a conjuntivites infecciosas, pode ser sazonal (aparece todo ano na mesma época), associada com uso de maquiagem ou lentes de contato, enfim… Temos varias classificações para conjuntivite alérgica, e o tratamento vai variar individualmente com cada uma.
Medidas de controle de alergenos, como evitar tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia, alem de animais de estimação. Devemos evitar juntar poeira em casa, trocar com freqüência toalhas e roupas de cama, ventilar muito bem a casa, entre outras coisas.
Muitas vezes é necessária a participação de dois ou mais especialistas, além do oftalmologista, para tratar de um caso de alergia. O otorrinolaringologista, dermatologista e o medico alergologista podem ser convocados para avaliarem conjuntamente um caso de alergia ocular.
O bom médico oftalmologista trata o ser humano como um todo, e busca seu bem estar global.
Em caso de coceira, evite coçar, faça compressas frias e… Procure seu oftalmologista!