Você já ouviu falar em visão cansada? Se você tem mais de 40 anos, acredite, as chances de você apresentar os sintomas da presbiopia são grandes!
A presbiopia, também conhecida como vista cansada ou “síndrome do braço curto”, é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Ou seja, um processo comum que acomete a todos nós normalmente a partir dos 40 anos.
Se você está tendo dificuldade para focar objetos e precisa afastar o braço para poder enxergar, esse é um dos sintomas que indicam a presbiopia. Ou seja, a falta de foco, a pessoa começa a afastar os objetos para facilitar a leitura. Geralmente ocorre devido ao desgaste natural dos nossos olhos.
Causas da presbiopia:
Primeiramente, a presbiopia não é o mesmo que miopia, hipermetropia ou astigmatismo. A diferença entre eles é que os três são problemas de visão com relação ao globo ocular, ou seja, a sua forma. Já a presbiopia ou visão cansada, é o processo natural de envelhecimento dos olhos. Em outras palavras, é algo que não tem como evitar e que 100% das pessoas terão esse processo.
Dentro do nosso olho nos temos o cristalino, que é considerado a lente dos nossos olhos. Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. Portanto, a pessoa não consegue enxergar com nitidez os objetos próximos. À medida que vamos envelhecendo, acontece um processo de desgaste natural também dos nossos olhos, ou seja, o cristalino começa a perder sua flexibilidade. Consequentemente a pessoa não consegue enxergar com tanta nitidez, seus olhos perdem forças e começam a não focar igual antigamente.
Sintomas da visão cansada:
– Dificuldade para conseguir enxergar/focar imagens e letras menores;
– Visão turva ao precisar ler algo que esteja em distância normal;
– Dor de cabeça após realizar tarefas que envolvam a visão de perto;
– Precisar de mais luz quando for enxergar para perto;
– Necessidade de afastar algo que se está lendo;
– Desconforto e ardor nos olhos;
Diagnóstico da presbiopia:
O diagnóstico é feito através de exames, mas não se preocupe, como é um problema comum, com uma visita ao especialista, a presbiopia pode ser facilmente diagnosticada e depois tratada. Por isso é importante ficar atento aos sintomas das alterações na visão e buscar a ajuda de um médico oftalmologista para obter acompanhamento logo após os primeiros sinais, pois qualquer doença diagnosticada com antecedência, o tratamento será mais eficaz.
Tratamento em casos de presbiopia:
Podemos corrigir e estabilizar com tratamentos adequados, que será indicado pelo médico oftalmologista. Para manter a saúde dos seus olhos, geralmente os tratamentos mais comuns para corrigir são:
Óculos: temos 3 opções de lentes para corrigir a presbiopia: lentes simples para leitura, lentes bifocais e as lentes multifocais. Independente do grau, pode se usar quaisquer tipos de lentes, o que vai mudar a indicação são os hábitos diários da pessoa, objetivos com a confecção dos óculos e limitações na aquisição dos mesmos. As lentes mais modernas e completas são as multifocais, porque possuem os três campos de visão: visão de perto, visão intermediária e visão de longe na mesma lente.
Lentes de contato: tem a mesma função dos óculos, só que elas exigem mais cuidados, relacionados a limpeza para evitar qualquer problema no seu olho. É uma ótima alternativa para quem não gosta de usar óculos.